SEJA BEM VINDO !!!

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A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Extração de DNA de cebola





Para iniciar um trabalho sobre material genético, em Genética ou Citologia, pode-se realizar uma experiência de extração total de DNA de células de cebola. A atividade é relativamente simples e pode ser realizada na própria sala de aula.

   No entanto, antes de iniciá-la, o professor deve propor aos alunos uma conversa, levantar as expectativas que eles têm sobre o assunto e registrá-las. É importante, também, solicitar que façam um levantamento, em casa ou na biblioteca, sobre a forma como o DNA encontra-se nas células e estabelecer um significado para a expressão “extração de DNA”.

   As substâncias químicas presentes no interior das células interferem em toda a organização e funcionamento do organismo dos seres vivos. A substância central nesse processo é o ácido desoxirribonucléico, ou simplesmente DNA.

   O processo de extração de DNA é o começo do estudo molecular dos genes. A partir do isolamento (extração) da substância química DNA, é possível, por meio de diferentes métodos químicos, identificar genes, fazer o seqüenciamento de nucleotídeos que compõem esse DNA e localizar seqüências homólogas (iguais ou similares) a seqüências encontradas em outros seres vivos. Mãos à obra!

Material:

·  1 cebola grande
·  1 faca de cozinha
·  1 colher de sopa ou copinho plástico para café
·  1 colher de chá
·  equipamentos para realizar um banho-maria (+ou-60º C): cuba, tela de amianto, tripé e termômetro
·  água filtrada
·  sal de cozinha
·  detergente neutro incolor para louça
·  álcool etílico 95% gelado (abaixo de 4º C)
·  gelo
·  gelo seco (para resfriar o álcool)  (OPCIONAL)
·  bastão de vidro ou palito de dente
·  filtro de café
·  2 copos de vidro transparente
·  1 funil
·  2 caixas de isopor (uma com gelo seco para estocagem do álcool e outra com gelo para uso dos alunos)


Procedimento:

   O professor, em qualquer experimento, deve tomar todas as precauções necessárias para a manipulação de materiais, de modo a prevenir qualquer tipo de acidente com os alunos.
·  Pique a cebola em pedaços pequenos, com cerca de 0,5 cm;
·  Coloque 4 colheres de sopa (ou 1 copinho para café) de detergente e 1 colher de chá de sal em meio copo de água. Mexa bem até dissolver completamente o sal e o detergente;
·  Acrescente a cebola picada ao copo e deixe a mistura em banho-maria por cerca de 15 minutos. Caso não seja possível colocar em banho-maria, deixe a mistura de cebola, detergente e sal exposta ao sol por aproximadamente 30 minutos (sol forte e sem vento). Durante esse tempo de espera, pode-se aproveitar para comentários e questionamentos.
·  Resfrie a mistura rapidamente, colocando o copo no gelo por 5 minutos;
·  Filtre a mistura recolhendo o líquido filtrado no copo limpo;
·  Adicione 1/2 copo de álcool gelado* ao líquido filtrado, deixando-o escorrer vagarosamente pela borda; não se deve deixar o álcool misturar-se com o líquido filtrado. Formam-se duas fases bem nítidas – a superior alcoólica e a inferior aquosa. Entre as duas fases, forma-se uma faixa esbranquiçada ou viscosa, menos evidente, que concentra a maior parte do DNA extraído;
·  Mergulhe o bastão ou um palito de dente no copo e, com movimentos circulares, procure movimentar a faixa intermediária esbranquiçada. Dependendo da quantidade de DNA, será possível ver que uma substância viscosa se adere ao palito ou bastão.

Depois de pescar o DNA de cebola com o palito, é comum que alguns alunos queiram levar o material ao microscópio para visualizá-lo. Deixe que façam isso, se for possível. Logo perceberão que não podem distinguir nada, uma vez que o poder de resolução do microscópio óptico não é suficiente para revelar a estrutura da molécula de DNA.

Durante e depois da experiência, o professor pode colocar questões que estimulem os alunos a refletirem sobre o experimento que realizaram. É importante que eles descrevam suas observações e impressões sobre esse experimento.




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