SEJA BEM VINDO !!!

SEJA BEM VINDO !!!

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

sábado, 3 de dezembro de 2011

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS DA PROVA DE BIOLOGIA DA 1ª FASE DO VESTIBULAR – 2012 PARA INGRESSO NA UFRN- 2012 -1 E 2012- 2

 


                                            Evandro Brandão de Oliveira 
 Professor de Biologia /Educador e Personal Coach (Coaching na Área Educacional  e Pessoal)
 Licenciatura em Ciências Biológicas - UPE                     Licenciatura em Química - UFRN
                                 Peace, L
ve, °I°llumination for everyone in this Universe
Estamos certos que vocês são os melhores , Vamos provar isso, Avançando, Navegando, Dando Rumos Ótimos ao seu sucesso.
A RESOLUÇÃO DE CADA FASE CONSTARÁ DO PROGRAMA DA UFRN COM SUAS  HABILIDADES , COMPETÊNCIAS, COMENTÁRIOS EM CADA QUESTÃO E VALORES ESTATÍSTICOS DOS ASSUNTOS ABORDADOS DO PROGRAMA.
 1ª FASE
OBJETIVAS
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.

Questão 25
Atualmente, a História da Ciência procura entender como o conhecimento foi construído em determinada época, de modo contextualizado, e considera que cada cultura e tempo têm questões peculiares a serem solucionadas. Nesse contexto, em relação às teorias evolutivas, Jean Baptiste de Lamarck
A) era defensor de que as espécies não evoluíam de outras espécies.
B) acreditava que os seres vivos não se modificavam ao longo do tempo.
C) propôs o princípio da seleção natural antes mesmo de Darwin.
D) foi um dos primeiros pesquisadores a propor que os seres vivos evoluíam.
Comentário : Uma questão muito acessível a qualquer aluno, nível muito fácil. Lamarck foi um pioneiro defensor da evolução, mesmo, atualmente falho , o Lamarckismo trouxe uma luz ao espírito evolucionista.Pois  antes de 1800,   acreditava-se, predominantemente,  que as espécies eram imutáveisGraças ao seu trabalho sobre os moluscos da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo, e desenvolveu a sua teoria da evolução (apresentada ao público em 1809 na sua Philosophie Zoologique).Portanto, a resposta é a letra D
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos

Questão 26
Um fato pouco conhecido é o de que morcegos podem ser utilizados como auxiliares na recuperação de áreas florestais devastadas. Pesquisadores têm construído ninhos artificiais de morcegos em áreas desmatadas, na América Latina (www.sciencedaily.com).
A ideia dos pesquisadores pode ser explicada pelo fato de esses morcegos
A) alimentarem-se de néctar, que os torna agentes polinizadores.
B) serem capazes de dispersar sementes com o batimento de suas asas.
C) emitirem sons que lhes permitem localizar insetos frugívoros.
D) formarem ninhos utilizando espécies raras de plantas.
Comentário : Uma questão  acessível ao bom  aluno, nível médio. AQuiropterofilia,polinização feita por morcegos, A transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos)através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor, ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo. Os morcegos fitófagos do tipo Nectarívoros - Polinívoros , são morcegos que, como os beija-flores (aves), se alimentam do néctar e do pólen produzidos por flores, como o maracujá-de-restinga e o pequi, entre outras. Às vezes, estes morcegos podem ser vistos bebendo água com açúcar colocada em bebedouros de pássaros. A subfamília mais especializada neste hábito é a Glossophaginae.Portanto, a resposta é a letra A
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos

 Questão 27
“A Caatinga cobre aproximadamente 825.143km2 do Nordeste e parte do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, apresentando planícies e chapadas baixas. A vegetação é composta de vegetais lenhosos, misturados com grande número de cactos e bromélias. A secura ambiental, pelo clima semi-árido, e sol inclemente impõem hábitos noturnos ou subterrâneos. Répteis e roedores predominam na região. Entre as mais belas aves estão a arara-azul e o acauã, um gavião predador de serpentes.”
Disponível em:<http://ambientes.ambientebrasil.com.br/ecoturismo/potencial_ecoturistico_brasileiro/potencial_ecoturistico_brasileiro.html>. Acesso em 11 ago. 2011.
Sobre os aspectos ecológicos dos organismos citados no texto, pode-se afirmar que
A) o nicho ecológico do gavião está definido pelo seu papel de predador.
B) os vegetais lenhosos, cactos e as bromélias formam uma população.
C) os répteis e os roedores se alimentam de cactos e bromélias.
D) o nicho ecológico da arara-azul e do acauã é o mesmo nesse hábitat.
Comentário : Uma questão  acessível ao bom  aluno, nível médio.  A descrição de um lindo Bioma, a nossa bela Caatinga, referindo-se ao biótopo e a biocenose desse ecossistema. Os conceitos de hábitat, nicho ecológico, polulação e comunidade são decisivos  para a resolução da questão.   O meio ambiente constitui-se numa noção mais estática. Embora contenha elementos e condições necessárias à vida, pode não haver estrutura que a condicione. Meio ambiente também difere de habitat, que já dá uma conotação geográfica ou espacial. O habitat seria o ambiente nativo, o local.  O Nicho ecológico  é conjunto de atividades que a espécie desempenha em seu habitat (modo de vida alimentar, reprodutivo,etc).  A população é o conjunto de seres da mesma espécie que habitam determinada região geográfica. As comunidades biológicas (Biocenose) são os conjuntos de seres vivos de diferentes espécies que coabitam uma mesma região.    Os Gaviões formam grande família cosmopolita, bem representada na América do Sul.As espécies brasileiras mostram nítida preferência por artrópodos como gafanhotos, percevejos, formigas, vespas cupins e aranhas; caçam também répteis, anfíbios e roedores.Essas espécies têm papel indispensável no equilíbrio da fauna como reguladores das populações de forma seletiva,  realizando em seu nicho a predação. Portanto, a resposta é a letra A

Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos

Questão 28
Nas comunidades, os indivíduos interagem entre si, exercendo influências nas populações envolvidas, de maneira positiva ou negativa.

Nesse contexto, a predação é uma interação ecológica em que
A) há perda para ambas as espécies, por se tratar de uma associação interespecífica.
B) a especificidade presa-predador é determinante, pois os predadores se alimentam de um único tipo de presa.
C) há uma íntima associação entre duas espécies, manifestada por um comportamento canibalístico.
D) a população de predadores poderá determinar a população de presas e vice-versa.
Comentário : Uma questão  acessível ao bom  aluno, nível médio.   Para responder o candidato precisava saber apenas sobre algumas relações ecológicas. Todos os seres vivos se relacionam com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Estas podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos; ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.O Canibalismo é ato no qual um indivíduo se alimenta de outro(s) da mesma espécie e o predatismo, um indivíduo mata outro  de outra espécie para se alimentar.  Podemos imaginar que essa relação é benéfica apenas para o predador, mas sob o ponto de vista ecológico isso é importante para regular a densidade populacional tanto de presas quanto de predadores.Portanto, a resposta é a letra D

Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais
H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios
Questão 29
Sempre que apertamos a descarga ou lavamos alguma coisa na pia, produzimos esgotoO necessário tratamento do esgoto produzido pode ser privado (a fossa séptica), em que as próprias pessoas instalam estações particulares de tratamento de esgoto, ou, dependendo da situação, é criado um sistema de tratamento de esgoto urbano, quando há grande concentração de pessoas e muito mais dejeto a ser tratado. Uma das razões que explicam a necessidade de tratamento do esgoto, antes de ser despejado em um ambiente aquático, é o fato de ele
A) aumentar o risco de doenças provocadas pelos coliformes totais e fecais.
B) ocasionar a morte de peixes, se houver grande consumo do oxigênio da água, por bactérias aeróbicas.
C) favorecer a respiração anaeróbia das algas potencialmente patogênicas, impedindo a produção de oxigênio.
D) proporcionar a baixa biodegradabilidade do fosfato e do nitrato presentes na água.
Comentário : Uma questão  acessível ao excelente aluno, nível alto.   Para responder o canditado precisava saber  sobre a eutrofização. Essa é a forma mais comum de poluição das águas, é causada, também, pelos esgotos dos humanos nos rios, lagos e mares, levando assim a um aumento da quantidade de nutrientes disponíveis nesses ambientes.
A eutrofização permite grande proliferação de bactérias aeróbicas que consomem rapidamente todo o oxigénio existente na água. Consequentemente, a maioria das formas de vida acabam por morrer, inclusive as próprias bactérias.
Devido a essa eutrofização por esgotos humanos, os rios que banham as grandes cidades do mundo viram a sua fauna e flora destruídas, tornando-se esgotos a céu aberto. Estes esgotos nos rios, acarreta ainda a propagação de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e vermes.Portanto, a resposta é a letra B
Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
 H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais
H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios
Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
 H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Questão 30
Leia o texto que segue:
“A esquistossomose mansônica é uma endemia mundial, ocorrendo em 52 países e territórios, principalmente na América do Sul, Caribe, África e Leste do Mediterrâneo, onde atinge as regiões do Delta do Nilo, além de países como Egito e Sudão. No Brasil, a transmissão ocorre em 19 estados, numa faixa contínua ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, na região Nordeste, alcançando o interior do Espírito Santo e Minas Gerais, no Sudeste.”
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. 6ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
O texto ressalta a grande ocorrência da esquistossomose no Mundo e no Brasil, permitindo pensar suas formas de prevenção. Sabe-se que as ações de educação em saúde e a mobilização comunitária são muito importantes no controle desse mal, e que o saneamento ambiental é da maior eficácia para as modificações de caráter permanente das condições de transmissão da esquistossomose. Com o objetivo de quebrar o ciclo de vida do parasita, para prevenir essa doença, deve-se
A) exterminar as populações de caramujos que infectam os hospedeiros intermediários.
B) incentivar o uso de água potável e construir aterros para eliminar coleções hídricas que sejam criadouros de mosquitos.
C) impedir que os ovos do parasita presentes nas fezes de uma pessoa contaminem corpos aquáticos.
D) controlar as populações de nematódeos, hospedeiros intermediários do parasita.


Comentário : Uma questão muito acessível  aluno, nível fácil..   Para responder o candidato precisava saber   o clico vital da esquistossomose, uma dos ciclos tradicionais mais abordados  em vestibulares.A esquistossomose ou bilharzíase é uma doença crônica causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistosoma. É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando milhares de pessoas por ano.

. Portanto, a resposta é a letra C.
Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.

Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
 H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Questão 31
Para um grande número de mulheres, a camisinha feminina e o diafragma vaginal representam a conquista da liberdade de escolha para fazer o sexo seguro, sem depender da iniciativa masculina. Ambos dispositivos apresentam uma relativa eficiência como métodos contraceptivos e na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), entretanto, têm seu uso corrente limitado por razões de custo econômico e cuidados especiais quanto ao uso correto. Na tomada de decisão para a escolha entre esses dois métodos, é preciso considerar que o diafragma vaginal
A) dispensa o uso de espermicidas e previne as DSTs.
B) precisa ser retirado logo após o término do ato sexual.
C) impede a ovulação e a implantação do zigoto.
D) apresenta uma menor proteção contra as DSTs.

Comentário : Uma questão  acessível ao médio aluno, nível médio.   Para responder o candidato precisava saber  a relação do contraceptivo e as DSTs. A camisinha feminina é uma "bolsa" feita de um plástico macio, o poliuretano, que é um material mais fino que o látex do preservativo masculino.Essa bolsa recebe o líquido que o homem libera na relação sexual, impedindo o contato direto dos espermatozóides com o canal vaginal e com o colo do útero da mulher, evitando assim a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, a transmissão do HIV, e prevenindo a gravidez não planejada. O O diafragma é um pequeno anel flexível recoberto por uma película de borracha ou silicone que é colocado pela mulher dentro da vagina até cinco horas antes da relação sexual. O papel do diafragma é obstruir completamente o colo(entrada) do útero, impedindo que os espermatozóides atinjam o órgão e conseqüentemente fertilizem o óvulo. Ao contrário do preservativo, que só pode ser utilizado uma vez, o diafragma pode ser reutilizado diversas vezes. Após ocorrer a relação e o homem ejacular, a mulher deve esperar de 6 a 24 horas para retirar o diafragma, que deve ser lavado com sabão neutro, secado e guardado em recipiente próprio. O ideal é que ele seja usado com um espermicida, creme a ser aplicado de 15 a 20 minutos antes da relação. Protege o colo do útero contra eventuais lesões e infecções durante a relação sexual. Oferece proteção inclusive contra algumas DST de forma bastante reduzida e, anda,  reduz a incidência de câncer de colo uterino. Portanto, a resposta é a letra D


Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos

Questão 32
Os tumores desenvolvidos nas vias biliares podem provocar diferentes sintomas de acordo com a localização específica.

 Um indivíduo acometido por um tumor que obstrua o ducto comum (indicado com um círculo na Figura ao lado) terá como consequência
A) a evacuação de fezes com grande quantidade de gordura.
B) o comprometimento da digestão de gorduras e proteínas.
C) o prejuízo na absorção de aminoácidos.
D) a lesão das células do duodeno.
Comentário : Uma questão  acessível ao médio aluno, nível médio.   Para responder o candidato precisava saber   a função do fígado e da vesícula biliar, bem como o trajeto até o duodeno. A vesícula biliar é um órgão pequeno localizado debaixo do fígado que tem forma de pêra. Armazena a bílis, um líquido amarelo-esverdeado produzido pelo fígado, até que o aparelho digestivo dele necessite. A bílis é composta de sais biliares, eletrólitos, pigmentos biliares como a bilirrubina, colesterol e outras gorduras (lípidos). A bílis é utilizada pelo organismo para que o colesterol, as gorduras e as vitaminas dos alimentos gordos sejam mais solúveis e, desse modo, possam ser melhor absorvidas.
Os sais biliares estimulam o intestino grosso a segregar água e outros sais, o que ajuda a que o conteúdo intestinal avance com maior facilidade até ao exterior do corpo. A bilirrubina, um produto residual formado por restos de glóbulos vermelhos inúteis, é excretada pela bílis. Os produtos da decomposição dos medicamentos e os resíduos processados pelo fígado também são excretados na bílis.
Os sais biliares aumentam a solubilidade do colesterol, das gorduras e das vitaminas lipossolúveis para facilitar a sua absorção no intestino. A hemoglobina produzida pela destruição dos glóbulos vermelhos converte-se em bilirrubina, o principal pigmento da bílis, e passa a esta como um produto residual. Na bílis também se segregam algumas proteínas que têm um papel importante na função digestiva.
A bílis flui desde os finos canais coletores dentro do fígado até aos canais hepáticos esquerdo e direito, depois para o interior do cretal hepático comum e finalmente para o grosso cretal biliar comum. Quase metade da bílis segregada entre as refeições flui diretamente, através do cretal biliar comum, para o intestino delgado. A outra metade é desviada do cretal hepático comum através do cretal cístico até ao interior da vesícula biliar, onde se armazenará. Já na vesícula biliar, até 90 % da água da bílis passa ao sangue. O que fica é uma solução concentrada de sais biliares, lípidos biliares e sódio.
Quando a comida chega ao intestino delgado, uma série de sinais hormonais e nervosos provocam a contração da vesícula biliar e a abertura de um esfíncter (o esfíncter de Oddi). A bílis flui então da vesícula biliar diretamente para o intestino delgado, pela papila de Vater, para se misturar ali com o conteúdo alimentar e desempenhar as suas funções digestivas.
 Portanto, a resposta é a letra A


Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais
 H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos

Questão 33
O primeiro relato da ocorrência da Síndrome de Spoan foi feito em Serrinha dos Pintos, município no interior do Rio Grande do Norte.
“Estima-se que 10% da população desse município possuam o gene causador da síndrome, que se manifesta por atrofia do sistema nervoso e paralisia. A síndrome é determinada por um alelo autossômico recessivo e as chances de ela ocorrer é favorecida através de descendentes de casais consanguíneos”.
Disponível em:<www.wikipedia.com.br.> Acesso em: 12 jul. 2011.
Suponhamos que um casal de primos, natural de Serrinha dos Pintos, aguarde o nascimento do seu primeiro filho. Embora não apresentem a Síndrome de Spoan, o casal gostaria de saber a probabilidade de esse filho vir a apresentá-la, ou de ser saudável mas portador do gene para esse tipo de síndrome.
Os princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias indicam que o filho desse casal tem
A) 75% de probabilidade de apresentar a síndrome, se ambos os pais forem heterozigotos.
B) 25% de probabilidade de apresentar a síndrome, se apenas um dos pais possuir um alelo recessivo.
C) 50% de chance de ser saudável, mas ser portador do gene, se apenas um dos pais possuir um alelo recessivo.
D) 100% de chance de ser saudável, mas portador do gene, se ambos os pais forem heterozigotos.

Comentário : Uma questão  muito acessível ao aluno, nível fácil.   Para responder o candidato precisava saber    o básico da genética clássica mendeliana. Um doença autossômica recessiva , genótipo aa . Os pais sendo AA x Aa apresentam a chance de um descentende ser saudável, embora heterozigoto, de 50 %.
Cruzamentos básico

Genótipos Parentais
Proporção genotípica em F1

A A x A A
100% A A

A A x A a
50% A A, 50% A a

A A x a a
100% A a

A a x a a
50% A a, 50% a a

A a x A a
25% A A, 50% A a, 25% a a

a a x a a
100% a a

Um doença autossômica recessiva , genótipo aa . Os pais sendo AA x Aa apresentam a chance de um descentende ser saudável, embora heterozigoto,  é de 50 %.
 Portanto, a resposta é a letra C

Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.


Questão 34
A ONU declarou 2011 o ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS, com a finalidade de chamar a atenção para o manejo, a conservação e o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas existentes.

Entre tantos papéis fundamentais das florestas do mundo inteiro, e de todos os elementos econômicos e culturais que as envolvem, um aspecto biológico relevante para a escolha desse tema consiste no fato de
A) processos quimiorganotróficos realizados pelas florestas contribuírem para o equilíbrio ambiental.
B) as florestas serem particularmente importantes na incorporação de carbono, por meio da produção primária.
C) processos relacionados à fixação do nitrogênio dependerem da alta biodiversidade encontrada nas florestas.
D) as florestas realizarem quimiossíntese, processo fundamental para a recomposição do oxigênio ambiental.



Comentário : Uma questão  pensante para  aluno, nível médio.   O candidato deveria diferenciar os elementos conceituais presentes no texto e observara figura.Deve-se analisar a função ecológica das florestas. Há uma relação muito íntima entre a floresta e a água. As árvores funcionam como esponjas que abastecem as reservas subterrâneas. A carga de água dos rios está relacionada à existência de florestas e aquela pode ficar comprometida se continuarmos no processo de devastação das áreas verdes do planeta.A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior  e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também  gera gases de efeito estufa. Portanto, a resposta é a letra B


Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos



Questão 35
O coração humano tem sido alvo de estudos da engenharia para a produção de dispositivos alternativos que ajudem a resolver as dificuldades decorrentes dos transplantes naturais. Embora existam hoje corações artificiais, nenhum deles substituiu o original à altura no seu funcionamento. Alguns detalhes mecânicos são fundamentais para o seu perfeito funcionamento. Assim, na construção de um protótipo mais parecido com o coração humano, é necessário considerar que
A) as válvulas devem impedir o retorno do sangue dos ventrículos para os átrios.
B) o lado direito deve possuir uma maior capacidade de bombeamento do sangue.
C) o lado direito da bomba deve ter a capacidade de aspirar e o esquerdo, de impelir o sangue.
D) os conectores de entrada e saída devem ser 4, um para cada átrio e um para cada ventrículo
Comentário : Uma questão  criativade de  um assunto bastante tradicional para  um bom aluno , nível médio.   O canditado deveria comparar a anatomia básica do coração em relação com sua fisiologia. O coração é um órgão muscular oco, envolto por um saco cheio de líquido chamado pericárdio, localizado no interior da cavidade torácica. Sua função é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.O coração é dividido em quatro câmaras. Sangue venoso e sangue arterial são separados por meio de um septo (membrana) vertical. A divisão horizontal é feita por válvulas atrioventriculares: a mitral divide o lado esquerdo em dois; a tricúspide, o lado direito. As câmaras superiores são chamadas de átrios (esquerdo ou direito), e as inferiores são conhecidas como ventrículos (esquerdo ou direito). Além dessas membranas que permitem o fluxo sanguíneo controlado por pequenos orifícios, o coração tem válvulas que se encontram na saída de cada ventrículo: a válvula aórtica, ligando o órgão à aorta (principal artéria do sistema circulatório), e a válvula do tronco pulmonar, permitindo o fluxo de sangue até os pulmões. As portas de entrada do sangue no coração são conhecidas como veia cava superior, responsável pelo fluxo proveniente da cabeça e membros superiores, e veia cava inferior, que traz o sangue do abdômen e dos membros inferiores. As válvulas do corpo permitem que o sangue flua apenas em uma direção. Isso dá suporte aos dois ciclos observados na circulação humana: o de sangue arterial, que foi oxigenado pelos pulmões e será distribuído pelo corpo quando o coração bombeia, e o sangue venoso, que retorna ao coração desoxigenado e rico em gás carbônico.O sangue desoxigenado entra no coração pela veia cava superior e veia cava inferior, desaguando no átrio direito. Os músculos dessa câmara se relaxam e o espaço é preenchido com o sangue venoso, sendo então encaminhado controladamente por um orifício ao ventrículo direito. Funcionando como uma bomba, o ventrículo direito impulsiona o sangue aos pulmões. Uma vez restaurado e novamente rico em oxigênio, o sangue retorna ao lado esquerdo do coração pelas veias pulmonares. Primeiramente chega ao átrio esquerdo, seguindo por um orifício ao ventrículo esquerdo. Sendo a mais potente câmara do coração, ele gera fortes contrações para bombear o sangue para todo o corpo pela porta de saída: a artéria aorta.

 Portanto, a resposta é a letra A.

Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações
H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Questão 36
O palmito juçara é extraído do topo da palmeira Euterpe edulis Martius (parente do açaí), outrora abundante em toda a Mata Atlântica. Para essa extração é realizado um corte que produz um único rolo de palmito e é responsável pela parada de crescimento e morte da árvore. Uma alternativa para a produção comercial de palmito é a pupunha (Bactris gasipaes, Kunth), que, além de ser mais fácil de cultivar, diferente da juçara, é capaz de sobreviver à mutilação, fazendo brotar novos ramos. Essa limitação de sobrevivência da palmeira juçara ao corte se explica porque,
A) na retirada do palmito do interior do caule, há comprometimento da condução da seiva.
B) nessa planta, inexiste tecido de expansão celular além daquele encontrado no ápice do caule.
C) em todas as palmeiras, não há folhas além daquelas localizadas no topo da planta.
D) nessa espécie, a ausência de gemas laterais não permite a formação de novos ramos.

Comentário : Uma questão  bastante interpretativa para  a aluno, nível alto.   Para responder o candidato precisava saber conhecer a fisiologia e anatomia das  vegetal básica. Pertencentes a família Arecaceae (Palmae), as palmeiras são plantas monocotiledóneas, lenhosas, formando um grupo natural de plantas, com morfologia muito característica, que permite, mesmo aos mais leigos, a sua identificação sem maiores dificuldades. São consideradas, ao lado das gramíneas, espécies das mais relevantes entre os grupos  vegetais de importância econômica regional, tornando essenciais para o sustento destas comunidades. Os caules ou troncos das palmeiras recebem nome próprio de estipe ou estípite, podendo apresentar formas, tamanhos, volumes e texturas variados,terminando em um meristema apical, onde ocorre o ponto de crescimento da planta, este órgão vital fica protegido por folhas em desenvolvimento, protegido externamente pelas bainhas das folhas. Esta parte é conhecida popularmente por palmito, sendo amplamente visível em espécies dos gêneros Roystonea,  Dypsis,  Archontophoenix,  Euterpe e outros.  Ao contrário das árvores, o tronco das palmeiras não engrossa com o passar do tempo, pois, a maioria das espécies alcança o diâmetro máximo antes que o estipe comece a crescer em altura. Ao contrário das árvores, estas plantas dificilmente apresentam ramificações no caule, entre as espécies de caules lisos ou anelados citam-se os gêneros Archontophoenix,  Dictyosperma, Roystonea e  Euterpe. O palmito é um alimento obtido da região próxima ao meristema apical, do interior do pecíolos das folhas de determinadas espécies de palmeiras (ou popularmente, o "miolo" da palmeira). A extração do palmito implica a morte da palmeira, uma vez que seu meristema apical é eliminado. Por isso, mesmo com sua introdução ao cultivo, a extração de palmito na natureza tem colocado em risco as espécies das quais é obtido. Portanto, a resposta é a letra D.
Gráfico sobre o NÍVEL DAS QUESTÕES


 GRÁFICO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DOS ASSUNTOS
TÓPICOS DO PROGRAMA DA UFRN -2012
1 -Moléculas, células e tecidos -
2- Hereditariedade e diversidade da vida -
3 -Identidade dos seres vivos -
4 -Ecologia e ciências ambientais -  .
5-Origem e evolução da vida -
6-Qualidade de vida das populações humanas -  


Comentário geral da Prova:
Um prova DE NÍVEL MÉDIO, com a nova proposta  da LDB e  uma  abordagem filosófica baseada em nova programação implantada pela Banca Examinadora desde do vestibular passado. Trazendo para os candidatos e os docentes  uma nova visão no ensino-aprendizagem,  para todos que fazem a educação um  “ATO DE TRANSFORMAR”. A verdadeira revolução é a REVOLUÇÃO da consciência  e o vestibular da UFRN tem conseguido mudar para melhor. Desenvolvendo o  SENSO CRÍTICO DO CANDIDATO.

Obs:  O PROFESSOR EVANDRO BRANDÃO, ATUALMENTE, ENSINA :


                            Colégio e Curso OVERDOSE – NATAL – RN
                                     http://www.overdosecolegioecurso.com.br/



                                COLÉGIO E CURSO  ARI DE SÁ – FORTALEZA – CE
                                                  http://www.aridesa.com.br/


                                                      Twitter : @evandrobiologia
                                                      Facebook : Evandro Brandão


                                                   www.portalmetamorfose.com.br
 Prof. Evandro Brandão  ( 28 ANOS DEDICADOS AO MAGISTÉRIO!!....adoro ser PROFESSOR...adoro ser EDUCADOR... PAIXÃO EM VENCER !!! )
Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal. Nietzsche Friedrich
"FIAT JUSTITIA, RUAT COELUM"
"Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender."Alexandre Herculano
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para
 mudar o mundo." Nelson Mandela
"Não se pode mudar a realidade com respostas, mas sim com perguntas. Pois, viver é aprender, aprender é mudar, mudar é seguir aprendendo em interação com o contexto relevante. Assim, não se deve educar com respostas, mas sim com perguntas, para formar construtores de caminhos e não apenas seguidores de caminhos. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Search