Dicas de Estudo 1ª Parte
É sempre bom ter em mente uma boa organização de estudos e cumprimento de horários estabelecidos previamente, além de uma boa tática de leitura, anotação e memorização.
Este "post" dá início a uma série com 5 matérias dedicadas a métodos de estudo e organização para melhorar sua performance da melhor forma possível na hora de encaixar os conteúdos em sua memória.
A Leitura
As estratégias mais importantes que nos ajudam a compreender e a reter o que estudamos passam por:
1 ) Uma leitura eficaz;
2 )Saber identificar as ideias principais, organizá-las e relacioná-las com as anteriores;
3 ) Colocar notas na margem do texto;
4 ) Clarificar;
5 ) Sublinhar;
6 ) Parafrasear;
7 ) Resumir.
1) Uma leitura eficaz
· Leitura que permite uma aprendizagem eficaz:
-Fazer uma leitura na diagonal, isto é, dá uma vista de olhos pela matéria para obter uma ideia geral da informação que contém.
-Em seguida, ler atentamente os conteúdos referentes à informação que interessa, sublinhando e tomando notas nas margens do livro ou numa folha de caderno.
-Escrever as definições dos conceitos que considerar essencial para a compreensão da matéria.
-Escrever perguntas e respostas que os julgue importantes, para facilitar a aquisição dos conhecimentos.
-Anotar todas as dúvidas que tiver tentando esclarecer junto dos professores, pais, colegas ou consultando bibliografia específica que possa ajudar a clarificar essas questões.
-Não passar de uma parte para a outra de um texto sem que a primeira esteja bem compreendida.
-Não esquecer que existe normalmente um fio condutor num texto.
2) Saber identificar as ideias principais, organizá-las e relacioná-las com as anteriores
É importante identificar as ideias principais de um texto, seja de Português, de História ou Geografia, pois pode ser uma vantagem para o estudo das matérias escolares. Os textos que tem para estudar não são todos como os de Português, onde é necessário identificar as situações, as personagens e as ações.
Nos textos expositivos, é importante que seja capaz de relacionar e organizar as ideias e os conceitos expressos nos textos das diferentes disciplinas. Estes textos podem fazer apelo a diferentes pontos de vista, sendo importante não só compreender as razões inerentes a cada um deles, mas também formular o próprio ponto de vista.
Nos textos expositivos, é importante que seja capaz de relacionar e organizar as ideias e os conceitos expressos nos textos das diferentes disciplinas. Estes textos podem fazer apelo a diferentes pontos de vista, sendo importante não só compreender as razões inerentes a cada um deles, mas também formular o próprio ponto de vista.
3) Colocar notas na margem do texto
Para evidenciar a estrutura de um texto, pode-se tomar notas na sua margem. Escrevendo suas conclusões, exemplos, vantagens, definições, datas, nomes, etc.
A colocação de notas nas margens pode te ajudar a estruturar a matéria de modo que seja mais fácil identificar as partes que serão estudadas.
Você poderá ainda colocar setas, ou outros sinais gráficos, para relacionar idéias que se encontram dispersas nos textos. Utilize a margem para colocar comentários relacionados com a leitura.
Na margem ou sobre as frases ou palavras que não compreender coloque um ponto de interrogação para identificação de determinada dúvida e posterior resolução da mesma.
4) Classificar
• Não tente decorar as palavras exatas de um texto quando não compreendê-las.
• Sempre tentar compreender o que está a ser lido, classificando as palavras ou os conceitos que não conhecer.
• Depois de identificar as palavras que não compreende, tente inferir o seu significado através do contexto ou usar outros elementos do texto, como gráficos, figuras, mapas ou imagens que o acompanhem.
Se mesmo assim não conseguir, recorra a outras ajudas, nomeadamente consultando um dicionário ou perguntando a outra pessoa.
• Classificar te ajudará na compreensão e organização de todo o conteúdo.
5) Sublinhar
A maior parte das pessoas conhecem a estratégia de sublinhar. Mas poucas sabem como e quando devem utilizá-la. São várias as vantagens do sublinhar, dentre elas:
• Ajuda a estar mais atento, facilitando a elaboração de resumos e esquemas.
• Permite fazer revisões em menos tempo.
• Ajuda a desenvolver a capacidade de análise, facilitando o processo de aprendizagem.
• Serve para te chamar a atenção e reforçar os aspectos principais dos textos, salientando visualmente os aspectos importantes do texto do acessório, facilitando a sua compreensão.
6) Parafrasear
O parafrasear consiste em repetir com suas palavras o texto em questão, tendo como principais vantagens:
• Ajudar a reter melhor a informação lida;
• Ajudar a compreender melhor os textos;
• Facilitar na elaboração dos resumos;
• Promover a focalização da atenção e concentração no conteúdo programático a estudar.
7) Resumir
O resumo consiste em uma dissertação em primeira pessoa, com a finalidade de sintetizar o conteúdo analisado aprimorando parte-a-parte. As vangatens de se fazer um bom resumo são:
• Facilitar a aprendizagem;
• Melhorar suas capacidades de expressões orais e escrita;
• Ajudar na organização da matéria;
• Permitir uma melhor memorização e assimilação do conteúdo;
• É uma forma de selecionar informação importantes;
• Aumentar sua capacidade de concentração.
• Facilitar a reorganização dos seus conhecimentos;
• Permitir revisão mais fácil da matéria;
• Ajudar na integração e na prática do conjunto das técnicas de estudo.
Transforme em Possível o Impossível
Dr.Lair Ribeiro (médico)
Dicas para elaboração de um resumo
O resumo deve ser elaborado em folhas soltas pois facilita a junção de novos apontamentos bem como a respectiva reorganização.
Deixe espaço suficiente entre as linhas e margens largas de ambos os lados para poder acrescentar ou alterar de seu modo os apontamentos.
Leia primeiro o texto e inicie o resumo apenas depois de perceber a sua estrutura.
Sublinhe as ideias do texto antes de começar seu resumo.
O resumo deve ser um texto curto e preciso e deve ser feito por palavras próprias, utilizando sinônimos, exceto quando for importante fazer uma citação. É o esforço efetuado na elaboração de bons resumos que facilita a aprendizagem.
Deve estabelecer uma sequência clara das ideias.
Anote os números de capítulos e páginas na margem dos resumos para poderes voltar rapidamente a essa informação, no caso de teres alguma dúvida.
Escreva a definição de palavras novas sempre que estas apareçam.
Utiliza símbolos matemáticos ou estenografia para poupares tempo e espaço. Por exemplo: ex(exemplo), i.e(isto é), pq(porque), tb(também), qq(qualquer), feliz/(felizmente), +(mais ou menos), etc.
Depois de feito o resumo, leia-o para verificar se está compreensível.
"Não esqueça que deve-se elaborar resumos que sejam compreensíveis a uma releitura, mesmo passado bastante tempo."
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