SEJA BEM VINDO !!!

SEJA BEM VINDO !!!

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

terça-feira, 5 de julho de 2011

UFPB - VESTIBULAR 2012 - INFORMAÇÕES GERAIS

Informações Gerais
 
O QUE É O PROCESSO SELETIVO SERIADO?
O Processo Seletivo Seriado (PSS) é a forma de seleção adotada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, desde 1999, para ingresso em seus cursos de graduação, exceto para os cursos de Bacharelado em Música, Licenciatura em Música, Teatro e Artes Visuais e Tradução, cujos ingressos são regidos por legislação específica..
O Processo Seletivo Seriado está regulamentado pela Resolução Nº 027/2009, com as modificações introduzidas pelas de Nº 055/2009Nº 044/2010 e Nº 046/2010, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE. A Comissão Permanente do Concurso Vestibular - COPERVE é o órgão responsável pela sua execução, em todas as fases.
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PSS?
  • A inscrição é permitida tanto para candidatos matriculados no Ensino Médio como para candidatos que já concluíram esse nível de ensino. No PSS-2012 a inscrição só poderá ser efetuada:
    • apenas para as provas da 3ª série e de Redação em língua portuguesa, PSS 3, para candidatoconsiderado apto no PSS 2 do ano anterior;
    • para o conjunto das provas das três séries, PSS 1, 2 e 3, quando o candidato:
      a) não tiver se submetido às provas do PSS 2  no ano anterior, ou
      b) tendo-as realizado, foi eliminado ou renuncia aos resultados obtidos.
A inscrição é aberta através de Edital e feita através da Internet. 
O CPF e a Cédula de Identidade do candidato são documentos indispensáveis para a inscrição.Providencie, com a devida antecedência, esses documentos.
  • As provas são:
    • elaboradas de acordo com programas estabelecidos em referência à 1ª, à 2ª e à 3ª série do Ensino Médio. (Veja Programas das Matérias);
    • constituídas de questões objetivas, abrangendo, por série, as seguintes matérias: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia Geral e do Brasil, História Geral e do Brasil, Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola. No PSS 3 haverá também uma prova de Redação com questões de produção textual;
    • aplicadas em quatro dias, sendo os dois primeiros destinados às provas da 1ª e da 2ª série, respectivamente, e os dois últimos, às provas da 3ª série e à de Redação, conforme quadro abaixo.
    DATAS
    PARTICIPANTES
    PROVASNº DE QUESTÕES
    PSS 1
    Inscritos:
    - para o conjunto de provas do PSS 1, 2 e 3.

    Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola, Matemática, Física, Química, Biologia, História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil.Oito (08) questões na prova de cada matéria
    PSS 2
    Inscritos:
    - para o conjunto de provas do PSS 1, 2 e 3.

    Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola, Matemática, Física, Química, Biologia, História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil.Oito (08) questões na prova de cada matéria
    PSS 3
    (1º dia)
    Inscritos:
    - apenas para o PSS 3.
    - para o conjunto de provas do PSS 1, 2 e 3, e considerado apto nas provas do PSS 1 e 2.
    Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola.
    Redação
    Oito (08) questões pormatéria e 02 (duas)questões de produção textual na prova de Redação.
    PSS 3
    (2º dia)
    Inscritos:
    - apenas para o PSS 3.
    - para o conjunto de provas do PSS 1, 2 e 3, e considerado apto nas provas do PSS 1 e 2.
    Matemática, Física, Química, Biologia, História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil.
    Importante  
    • A língua estrangeira escolhida pelo candidato para as provas do PSS 1 será, obrigatoriamente, a mesma para as provas do PSS 2 e do PSS 3.
    • Ao se inscrever para as provas do PSS 3 ou para o conjunto de provas das três séries, PSS 1, 2 e 3, o candidato optará por um único curso da oferta de vagas.
    • As matérias objeto das provas estão agrupadas por Áreas de Conhecimento.
    a) Linguagens e códigos: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola.
    b) Ciências da natureza e Matemática: Biologia, Física, Química e Matemática.
    c) Ciências humanas: História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil.
    • Somente poderá realizar as provas do PSS 3 o candidato que obtiver, no conjunto de provas referentes ao PSS 1 e ao PSS 2
    a) pelo menos 15% do total de pontos possíveis em cada área de conhecimento e 
    b) média das notas brutas diferente de zero em cada uma das matérias.
    • A classificação para o curso escolhido é feita em função do desempenho do candidato nas provas referentes às três séries.
    PROVAS OBJETIVAS
    As Provas objetivas referentes a cada uma das séries do Ensino Médio contemplam as matérias Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Química, Física, Biologia, História Geral e do Brasil, Geografia Geral e do Brasil, Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola.
    No PSS - 2012, as provas objetivas referentes às três séries do Ensino Médio conterão apenas dois tipos de questões:
    1º Tipo - Questão de múltipla escolha com cinco alternativas ( a,  b,  c,  d,  e ), em quesomente uma é correta.
    Exemplo:
    Em uma competição, após ter completado ½ da trajetória estabelecida, um atleta acelerou o passo e completou mais ¼ do total do percurso, quando foi advertido pelo seu técnico para que se poupasse, uma vez que ainda faltavam 1500m para o final da prova. Nesse contexto, conclui-se que o percurso da prova media:
    a)   6.000m         b)   5.000m          c)   4.500m            d)   6.500m          e)   5.500m

    Nessa questão, está correta a alternativa “a.”
    Para assinalar corretamente essa alternativa na folha de respostas, observe o modelo abaixo:
      
    2º Tipo -    Questão de múltipla escolha com até cinco afirmativas (I,  II,  III,  IV,  V), em quemais de uma é correta.
    Exemplo:
    A partir da década de 1980, em várias nações da América Latina, as ditaduras militares das duas décadas anteriores (1960 e 1970) começaram a se fragilizar e iniciou-se um processo de transição para a democracia liberal representativa.
    Sobre esse processo de transição, identifique as afirmativas corretas:
    1. O desgaste dos regimes militares latino-americanos, na década de 1980, deveu-se, entre outros motivos, à crescente dívida externa, à falta de controle da inflação, à alta taxa de desemprego e à retração de investimentos governamentais no setor produtivo.
    2. A transição democrática no Chile, diferentemente do caso argentino, caracterizou-se por uma tranqüila passagem do poder para governantes civis, que concederam perdão para os crimes cometidos pelo regime militar de Pinochet.
    3. A transição democrática na Argentina foi marcada pela apuração e julgamento das responsabilidades nos crimes cometidos pelo regime militar, denunciados pelas Mães da Praça de Maio (Buenos Aires) e estimados em cerca de 30.000 mortes.
    4. A transição democrática no Brasil, após a passagem do poder para os civis, foi seguida da concessão de uma anistia ampla, geral e irrestrita, tanto para os agentes de repressão do regime militar quanto para os envolvidos na luta armada.
    5. O fim das ditaduras militares, em vários países latino-americanos, também decorreu de movimentos de resistência da sociedade civil em articulação com denúncias, em escala mundial, das torturas e crimes cometidos por essas ditaduras.
     
    Nessa questão, estão corretas as afirmativas I, III e V.
    Para assinalar corretamente essas afirmativas na folha de respostas, observe o modelo abaixo:
      

    A T E N Ç Ã O: Nesse último tipo de questão, o candidato terá:

    • Pontuação total (1,0), quando assinalar todas as afirmativas corretas.
    • Pontuação parcial, quando assinalar apenas parte das afirmativas corretas.

    Só haverá pontuação, total ou parcial, quando, na assinalação da resposta, não for incluída afirmativa incorreta.
     O cálculo para a pontuação parcial será efetuado, de acordo com a fórmula abaixo:
    Onde:
    P = pontuação do candidato na questão;  
    n = número de afirmativas da questão;
    i  = número de afirmativas corretas da questão;         
    j = número de afirmativas corretas  identificadas pelo candidato.
    Na questão apresentada, se o candidato assinalar apenas duas das afirmativas corretas, por exemplo, IIIe V, e não assinalar nenhuma incorreta, a questão terá a seguinte pontuação parcial, aplicando-se a fórmula anteriormente descrita:
    Portanto, nesse caso, a pontuação parcial obtida será 0,8.
    A pontuação parcial desse tipo de questão será considerada com duas casas decimais, observadas as normas de arredondamento.
A prova de cada matéria nos  PSS 1, PSS 2 e PSS 3 conterá 5 questões de múltipla escolha do 1º tipo (a,b,c,d,e) e 3 do 2º tipo (I, II, III, IV, V).
PROVA DE REDAÇÃO
A prova de Redação do PSS-2012 conterá duas questões de produção textual, contemplando gêneros textuais diversos como por exemplo: carta, notícia, reportagem, resenha crítica, texto de opinião, texto publicitário, resumo etc.
O candidato deverá estruturar os textos em prosa, de acordo com o gênero solicitado,  e apresentá-los em letra legível nos espaços estabelecidos, utilizando caneta esferográfica azul ou preta.
Cada questão da prova de Redação será corrigida por, no mínimo, dois professores examinadores, contemplando-se os critérios de avaliação descritos no quadro abaixo:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
ASPECTOS CONSIDERADOS
Gênero e Tema
Adequação do texto ao Gênero e/ou Tema solicitados.
Coerência e Coesão Textuais
Princípio da não-contradição, da continuidade e da progressão do sentido entre as partes do texto.
Emprego adequado dos elementos coesivos referenciadores e seqüenciadores, que assinalam a manutenção, a progressão do sentido e as relações lógico-semânticas entre os enunciados.
Norma Padrão da Língua Escrita
Usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/discursivos.
Terá nota ZERO em uma questão da prova de Redação, o candidato que:
  • desenvolver o texto em desacordo com o tema e/ou gênero solicitados;
  • apresentar texto em forma de verso;
  • apresentar o texto fora do espaço estabelecido.
A prova de Redação tem caráter eliminatório, sendo excluído do PSS o candidato que:
  • obtiver nota bruta igual a zero, ou
  • obtiver nota bruta inferior a 40% (quarenta por cento) da média aritmética de todas as notas brutas atribuídas às provas de Redação, excluídas as notas zero e desprezadas as casas decimais resultantes do cálculo.
OBSERVAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS DE TRADUÇÃO, DE MÚSICA, DE TEATRO E DE ARTES VISUAIS
  • As vagas para os cursos de Tradução, de Música, de Teatro e Artes Visuais são preenchidas mediante processos seletivos específicos. Nesses processos, o candidato deverá fazer as mesmas provas referentes à 1ª e à 2ª série do Ensino Médio aplicadas no PSS (ou tê-las feito em PSS imediatamente anterior e não ter sido eliminado), a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da 3ª série do PSS e a prova de Redação. Deverá ainda se submeter, conforme o caso, a uma Prova de Conhecimento Específico em Tradução, em Música  ou em Teatro  ou em Artes Visuais, cuja nota comporá a média final para a classificação.
QUE MEDIDAS SÃO UTILIZADAS PARA AVALIAR O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS?
Tanto no caso do candidato que faz as provas ano a ano como no caso daquele que faz o conjunto de provas das três séries, são utilizadas as seguintes medidas:
  • Nota Bruta
  • Nota Padronizada
O que significam tais medidas?
Nota Bruta ( NB )
A nota bruta é o número de pontos obtidos pelo candidato na prova de uma determinada matéria. Tomemos, por exemplo, a matéria Matemática na prova referente à 1ª série. Se o candidato obtiver 6 acertos, sua nota bruta,em Matemática, será igual a 6.
NB = 6
Nota Padronizada ( NP )
No Ensino Fundamental e Médio, os professores corrigem as provas e fornecem os resultados aos seus alunos em notas que, normalmente, variam numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). São as chamadas "notas brutas", que são facilmente entendidas por todos.
Dessa forma, se um aluno disser que tirou 10 (dez) em História, saberemos que ele acertou a prova toda. Por outro lado, se o mesmo aluno afirmar que tirou 5 (cinco) em Biologia, imaginaremos que ele acertou a metade da prova.
Entretanto, chegada a hora do PSS, as notas brutas a que estamos acostumados cedem lugar às notas padronizadas. E aí os estudantes fazem muitas perguntas. O que é uma nota padronizada? Como se faz para calculá-la? Por que não se usam as tradicionais notas brutas no vestibular?
As duas primeiras perguntas serão respondidas mais adiante, quando da explicação sobre a avaliação do desempenho dos candidatos no PSS. Quanto à terceira, é fácil entender que as notas atribuídas na escola servem para verificar em que pontos da matéria o aluno está bem, em que partes ele precisa de reforço, se ele pode ser promovido de uma série para outra, se deve se submeter a um processo de recuperação e, finalmente, se deve ser reprovado. Nesta situação, caso o professor venha a "dar" 6 (seis) para um aluno e 8 (oito) para outro, em nada afetará a aprovação de ambos, nem interferirá na vida dos demais alunos. Em outras palavras: a nota na escola do Ensino Fundamental e do Ensino Médio não tem sentido comparativo, já que a aprovação ou a reprovação de um estudante não interfere na vida dos seus colegas.
Mas no vestibular é diferente, pois a realidade atual impõe um sistema de comparação de notas, pois não há vagas para todos. Enquanto na escola todos podem ser aprovados, no vestibular todos podem obter a nota mínima, mas somente os de melhor desempenho (maiores notas) ocuparão as vagas oferecidas. É a forma de seleção dos mais aptos, pelo sistema do mérito intelectual.
E por que não podemos somar 8 (oito) de Matemática com o 8 (oito) de História no vestibular? Pela simples razão de que as provas não possuem o mesmo grau de dificuldade, já que, por exemplo, um 8 (oito) numa prova de Matemática que "teve" média 4 (quatro) vale mais do que um 8 (oito) numa prova de História que "teve" média 7 (sete)! Neste caso, a soma do 8 (oito) em Matemática com o 8 (oito) em História significa a mesma coisa que as seguintes somas: soma de 8 (oito) bananas com 8 (oito) laranjas! Soma de 8 (oito) centímetros com 8 (oito) polegadas! Soma de 8 (oito) litros com 8 (oito) galões! Um verdadeiro absurdo, não acham?
Para que duas ou mais parcelas sejam somadas é preciso que elas estejam numa mesma escala, isto é, que sejam mensuradas pela mesma unidade de medida.
O Processo Seletivo Seriado é um exame de natureza classificatória. Assim, o objetivo do sistema de avaliação numérica das provas é determinar a posição de um candidato em relação aos demais. Para fazer essa comparação utilizando-se as notas obtidas pelos candidatos nas diferentes provas, é necessário que se tenha a mesma unidade de medida, comum às várias provas.
A unidade de medida que oferece maiores vantagens para a comparação da posição de um candidato em relação aos outros, quando vários instrumentos de medida (provas) são utilizados, é o chamado escore-padrão.
O escore-padrão ou escore padronizado indica a quantidade de unidades de desvio-padrão. O desvio-padrão é uma medida estatística que indica a magnitude de dispersão das notas em torno da sua média. Quando as notas são concentradas em torno da média, o desvio-padrão é pequeno. Quando as notas se distanciam da média, o desvio-padrão é grande. Qual a importância do desvio padrão? Exemplifiquemos: um candidato obteve 7 na prova de Matemática, que "teve" média 4 (quatro) e 7 (sete) na prova de Física, que também "teve" média 4 (quatro). Qual o 7 (sete) que vale mais? O de Matemática ou o de Física?
Muitos dirão que os dois sete valem a mesma coisa, mas isto não é verdade. Vejamos por que.
Imaginemos que na prova de Matemática, a maioria das notas esteja próxima da média (desvio padrão pequeno) enquanto que, na de Física, as notas estejam mais espalhadas em torno da média (desvio padrão grande). Nessas condições, pode-se concluir que o 7 de Matemática vale mais porque está situado acima de um maior número de notas que o de Física.
A nota padronizada é, em síntese, uma transformação da nota bruta.
Como padronizar uma nota bruta?
A fórmula que permite calcular o escore-padrão (EP) de um candidato , numa determinada matéria, é:
Onde :
EP = escore-padrão.
NBi = nota bruta obtida pelo candidato i, na prova de uma determinada matéria.
 = média das notas brutas obtidas pelos candidatos que se submeteram à mesma prova.
Sx = desvio-padrão das notas brutas da prova.
Apliquemos essa transformação ao exemplo citado no início desta explicação. Se a nota bruta do candidato foi 6, na prova de Matemática referente à 1ª série, e a média e o desvio-padrão das notas brutas dessa prova foram, respectivamente, 4 e 2, o seu escore-padrão será:
Esse resultado mostra que o candidato obteve uma unidade de desvio-padrão acima da média, na prova de Matemática da 1ª série.
A fim de se evitarem decimais e valores negativos, a COPERVE transforma os escores-padrão obtidos em notas padronizadas. Estas têm média arbitrada em 500 e desvio-padrão arbitrado em 100. Conseqüentemente, a nota padronizada (NP) do candidato , em qualquer matéria, será:
No exemplo dado, a nota padronizada do candidato na matéria Matemática, na prova da 1ª série, será:
NP = 500 + 100 × 1 = 600
Essa nota indica que o candidato obteve 6(seis) desvios-padrão na sua avaliação (6 × 100).
Considerando que as provas são aplicadas por série do Ensino médio, teremos:
Nota padronizada 1 (NP1): nota padronizada do candidato na prova da 1ª série de uma determinada matéria.
Nota padronizada 2 (NP2): nota padronizada do candidato na prova da 2ª série de uma determinada matéria.
Nota padronizada 3 (NP3): nota padronizada do candidato na prova da 3ª série de uma determinada matéria.
Nota padronizada 4 (NP4): nota padronizada representativa do desempenho do candidato na prova de Redação.
Observação: As notas padronizadas são calculadas levando em conta o desempenho de todos os candidatos que se submeteram à mesma prova, excluídos os eliminados do Processo Seletivo, de modo que, em cada matéria, as notas padronizadas tenham a mesma média (500) e o mesmo desvio padrão (100).
As notas brutas e as notas padronizadas obtidas pelos candidatos, nas avaliações referentes ao PSS 1 e 2, são divulgadas, por matéria, sem caráter classificatório, após a correção das provas.

COMO É FEITA A CLASSIFICAÇÃO FINAL?
Após a correção das provas d o PSS 3, calcula-se para cada candidato a Nota Final (NF), por matéria. Essa será a média das notas padronizadas 1, 2 e 3 por ele obtidas em cada matéria. A nota final do candidato na prova de Redação será igual à sua nota padronizada 4.
Para efeito da classificação final, é calculada a Média Final (MF) de cada candidato, efetuando-se a média aritmética de todas as suas notas finais, de modo que a média final tenha uma casa decimal, desprezando-se as demais casas decimais resultantes do cálculo.
Para um melhor entendimento, consideremos o seguinte exemplo, relativo a um candidato que tenha obtido as notas padronizadas, por matéria, indicadas no  quadro a seguir:
Matéria
Notas Padronizadas
Nota Final
1ª Série-NP1
2ª Série-NP2
3ª Série-NP3
Redação-NP4
Português
544
640
637
-
607
Matemática
604
566
630
-
600
Química
634
718
721
-
691
Física
544
612
623
-
593
Biologia
480
460
515
-
485
História
750
806
823
-
793
Geografia
710
670
735
-
705
Inglês
805
715
805
-
775
Redação
---675
675
Nota Final em cada matéria é obtida efetuando-se a média aritmética das notas padronizadas NP1, NP2 e NP3 obtidas na matéria. No caso de Redação, a Nota Final será igual à nota padronizada 4 (NP4). 
Média Final é a média aritmética das Notas Finais: (607+600+691+593+485+793+705+775+675) / 9 =658,2.
A classificação final é feita por curso, na ordem decrescente das médias finais (MF), até o limite das vagas ofertadas. Havendo empate de médias finais, terá preferência, na ordem de classificação, o candidato com maior Nota Final em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Considerado o total de vagas oferecido pelo  curso e persistindo o empate na disputa pela última vaga, serão classificados todos os candidatos que se encontrarem com igual Média  Final.
Efetuada a classificação final, os candidatos que não obtiveram classificação para as vagas ofertadas constituirão lista de espera, por curso, ordenados na ordem decrescente das médias finais obtidas, com vistas a eventuais classificações de novos candidatos, em substituição aos que não fizerem o cadastramento obrigatório.
Os participantes da lista de espera que não forem classificados para o curso de sua opção inicial poderão concorrer, mediante reopção, a qualquer vaga remanescente de qualquer dos cursos ofertados.
ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO APTO PARA AS PROVAS DO PSS 3
ATENÇÃO
Se você fez, no PSS-2011, as provas do PSS 2 e foi considerado apto, poderá, no PSS-2012:
a) inscrever-se apenas para as provas do PSS 3, ou
b) renunciar às notas obtidas e inscrever-se para o conjunto das provas do PSS 1, 2, e 3.
Como decidir? Para isso, você poderá comparar o seu desempenho com o dos candidatos que, no PSS anterior, concorreram ao mesmo curso que você deseja escolher. Essa comparação pode ser feita utilizando a MD (Medida de Desempenho), que corresponde ao desempenho de cada candidato nas provas da 1ª e da 2ª série. Assim, você deverá verificar a sua MD e as MDs dos candidatos que, no PSS 2011, foram considerados aptos às provas da 3ª série, concorrendo ao mesmo curso que você deseja. 
Supondo que o curso de sua predileção seja Odontologia, João Pessoa, turno  manhã/tarde, que oferece 80 vagas, consulte a seguinte tabela:
PSS-2011
MD, EM ORDEM DECRESCENTE, DOS CANDIDATOS APTOS PARA AS PROVAS DO PSS 3
CURSOCAMPUSTURNOMDORDEM
ODONTOLOGIAJPMT696,80001
ODONTOLOGIAJPMT678,40002
ODONTOLOGIAJPMT669,80003
ODONTOLOGIAJPMT660,90004
ODONTOLOGIAJPMT659,20005
ODONTOLOGIAJPMT657,60006
:::::
:::::
ODONTOLOGIAJPMT598,10077
ODONTOLOGIAJPMT597,50078
ODONTOLOGIAJPMT597,30079
ODONTOLOGIAJPMT597,30080
:::::
:::::
ODONTOLOGIAJPMT583,20120
ODONTOLOGIAJPMT583,10121
ODONTOLOGIAJPMT585,50122
:::::
:::::
Os 80 candidatos que tiveram as maiores MDs foram os que tiveram maior chance de obter classificação para o curso em questão. Então, compare a sua MD com as 80 primeiras MDs da tabela acima. Se sua MD estiver entre essas 80 MDs ou próxima a elas, você terá uma boa chance de classificação para esse curso, inscrevendo-se apenas para as provas do PSS 3.
Quanto menor for a sua MD e quanto mais distante estiver das 80 primeiras MDs da tabela acima, menor será a sua chance de classificar-se para o curso de Odontologia, João Pessoa, manhã/tarde, inscrevendo-se apenas para as provas do PSS 3. Nesse caso, será melhor renunciar às notas obtidas e inscrever-se para o conjunto de provas das três séries.
Procure a tabela correspondente ao curso, campus e turno de sua preferência, para tomar a decisão quanto à inscrição apenas para as provas da 3ª série ou para o conjunto de provas das três séries.

ESCLARECIMENTO FINAL
As notas obtidas pelos candidatos nas provas referentes a cada série ficam arquivadas em computador, com cópia de segurança (backup) gravada em mídia CD/DVD.
Além disso, após a realização das provas referentes à 1ª e à 2ª série, o candidato que faz as provas ano a ano receberá um "boletim", contendo as notas obtidas. As notas referentes às provas da 3ª série e à prova de Redação serão divulgadas com o resultado da classificação final, em cada ano.

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